CINEMATECA logo_cnccr
 

A Grande Corrida de Automóveis no D. Amélia, Real. e Fot. João Freire Correia, Prod. Portugália Film, Portugal, 1910, 3’

No final do XIX apareceu em Portugal a figura do “sportsman” (o desportista), através da influência inglesa no nosso País. Foi assim que surgiram as primeiras modalidades desportivas como o Remo, a Vela, o Cricket, o Ténis (Lawn-Tennis) e mais tarde o Futebol (Foot-ball). O Hipismo, a Esgrima, a Aeronáutica e o Tiro tiveram uma origem mais ligada às práticas militares. Já no início do século XX, com a chegada dos primeiros automóveis, começou a praticar-se o Automobilismo.

Instituto Moderno do Porto, Prod. Invicta Film, Portugal, 1916, 30’

Durante a I República, algumas das mudanças mais importantes estiveram ligadas ao ensino, defendendo-se que todas as crianças deviam ter acesso à escola, para além da necessidade de mudar os métodos de ensino. Entre as várias medidas tomadas, incluiu-se a higiene e a medicina escolar, a educação física e cívica e o canto coral. O desporto e a ginástica passaram considerados uma parte importante da vida na escola.

[Festa da Árvore em Algés], Portugal, s/d, 1’

A primeira “Festa da Árvore” realizou-se pela primeira vez no Seixal em 1907, por iniciativa da Liga Nacional de Instrução, e estava muito ligada aos valores educativos e de protecção da natureza defendidos pelos republicanos. Este tipo de festa marcou muito os primeiros anos da I República e organizava-se sobretudo nas escolas.

[Aspectos da Figueira da Foz], Prod. Ulyssea Film, Portugal, s/d

Em Portugal, as viagens de férias começaram a ser mais habituais no final do século XIX, realizando-se ou por razões de saúde ou simplesmente para descansar. No início do século XX, o turismo começou a ganhar mais importância. Os lugares históricos começaram a receber mais visitantes e as aldeias de pescadores foram ficando famosas pelas suas praias e divertimentos, como foi o caso da Figueira da Foz.

O Raid Aéreo Lisboa-Rio de Janeiro pelos Heróicos Aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho, Real. Henrique Alegria, Prod. Invicta Film, Fot. Artur Costa de Macedo e Albert Durot, Portugal, 1922, 33’

A primeira viagem de avião sobre o Atlântico Sul foi realizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que partiram de Lisboa a 30 de Março e chegaram ao Rio de Janeiro a 17 de Junho de 1922. Esta viagem foi especialmente importante por se terem experimentado novas técnicas e instrumentos de navegação aérea e fez notícia em Portugal e no Mundo.