HISTÓRIA logo_cnccr
<<< voltar

Brincar na I República

No início do século XX as brincadeiras favoritas das crianças desenrolavam-se ao ar livre. Tanto no campo como na cidade, brincava-se fazendo diversos jogos, como o do pião, preferido pelos rapazes, os jogos de roda, os eleitos das meninas, o das escondidas, o da cabra cega ou o do pezinho. Muitas vezes imitavam-se os jogos que os adultos faziam ao Domingo, como o da malha ou até o futebol, jogado com uma bola de trapos feita pelas mães com restos de tecidos e meias rotas.

Brincava-se também com o arco e a gancheta, aproveitando os aros velhos de barris, controlados por uma gancheta de ferro, com a funda, utilizada frequentemente em competições de tiro ao alvo, com bonecas de trapos e com brinquedos em miniatura, construídos, quase sempre, pelas crianças, imitando animais, barcos e figuras humanas. No campo eram também comuns as brincadeiras com moinhos, com velas feitas a partir de caules de milho, a construção de adornos como colares, aproveitando as flores silvestres, os bugalhos e as bolotas, ou a elaboração de instrumentos musicais como flautas, a partir de canas.

Já as crianças das classes mais elevadas tinham acesso a outro tipo de brincadeiras, sobretudo após o desenvolvimento da indústria de brinquedos na segunda metade do século XIX. Desde cavalinhos de baloiço, a carrosséis de corda, a barcos com motor, carros, bonecas de porcelana ou soldadinhos de chumbo, toda uma nova variedade de brinquedos alargou a oferta e diversificou as actividades e práticas infantis. Eram brinquedos comprados pelos pais, feitos de variados materiais, como madeira, pasta de papel ou folha de estanho.

História do Brinquedo

“O brinquedo é a ferramenta que a criança usa para transformar os seus sonhos em realidade”

Os brinquedos estiveram sempre presentes no quotidiano do Homem. Na Antiguidade Clássica eram as crianças que moldavam e fabricavam os seus brinquedos, como objectos de uso doméstico ou miniaturas de pessoas e animais, a partir de terracota, osso ou madeira. Ler mais [+]

DSCN0620_v2_tratada DSCN0453_v2_tratada DSCN0945_v2_tratada DSCN0576_v2_tratada
DSCN0827_v2_tratada DSCN1232_v2_tratada